DESPEITADAS, MAL-AMADAS, VINGATIVAS...SERÁ?

17/01/2023 14:49
DESPEITADAS, MAL-AMADAS, VINGATIVAS...SERÁ?
“Quando olhaste bem nos olhos meus. E o teu olhar era de adeus, juro que não acreditei. Eu te estranhei, me debrucei sobre o teu corpo e duvidei. E me arrastei, e te arranhei. E me agarrei nos teus cabelos, no teu peito, teu pijama, nos teus pés, ao pé da cama”, cantava Elis chorando. A dor da interpretação era arrebatadora.
Quem nunca sentiu a dor de perder um amor, por traição, desprezo, maus tratos, que atire a primeira a pedra.
“Você trocou uma Ferrari por um Twingo. Você trocou um Rolex por um Casio.” , canta Shakira, recebendo uma horda de comentários negativos de homens e mulheres chamando-a de despeitada e vingativa diante da traição do marido. “Ela não deveria se expor”, “Ela deveria lavar roupa suja em casa”, e outros verbos no futuro do pretérito, que invariavelmente ensejam que as mulheres se calem diante de traições ou maus tratos.
Despeitada (desprovida de peito) é a mulher que expõe seu corpo a torto e a direito nas redes sociais apenas para chamar a atenção do macho que a desprezou. Numa tentativa, aí sim, desesperada de mostrar-se superior, embora passe a mensagem contrária. Elas dizem: “Não preciso de você, não preciso de homem algum”, dizem as mulheres que expõem seus corpos, achando-se empoderadas. Não o são. “A máscara que esconde, porque esconde revela”. A exibição desenfreada sempre escolhe o seu oposto.
Agora, falar, expressar e até transformar em arte uma dor é além de saudável também humano. “Quanto mais particular, mais geral”, dizia o filósofo, cujo nome esqueci.
A arte é muito mais desnudante do que tirar a roupa: “Eu vou contar pra todo mundo. Eu vou pichar sua rua. Vou bater na sua porta de noite. Completamente nua. Quem sabe então assim. Você repara em mim”, cantou Ana Carolina.
E o desejo de vingança feito em palavras: “Você é o pior do mundo. Espero que fique lá no fundo. Com alguém que empate sua vida igual que você fez com a minha” diz a canção de Yasmim Santos.
Homens têm que aprender que mulheres gostam de ser reverenciadas. E alguns deveriam tomar aulas com o Messi ou o Carpinejar. Quando a mulher nega esta característica essencial ela aguenta maus tratos, desprezo e traições. E pode até adoecer ou se tornar vingativa, quando estiver no limite.
Homens, diferentemente das mulheres, gostam de ser admirados por três fatores: poder, dinheiro ou beleza. Conclusões que tirei após anos estudando o universo feminino e masculino.
Há muito anos li uma matéria na revista Veja em que uma escritora se tornou milionária após a traição de seu marido. Ela tinha tanta raiva dele que sentia vontade de matá-lo, mas não o fez. Escreveu uma série de livros sobre o tema e ficou rica.
A própria Shakira na música diz: “As mulheres não choram, as mulheres faturam.”
Acho que as mulheres choram sim, e também faturam, se conseguirem expressar sua dor através da arte.
“Não provoque, é cor de rosa choque”, cantou a grande Rita Lee.
Amor de mulher é condicional, ou seja, ela não aceita tudo, ou compreende tudo. E nem pode ou deve ter a compreensão de uma mãe. Homens que buscam um mulher que tudo entende são infantis e dependentes e, portanto, incapazes de reverenciar suas mulheres.
Na Cabala dizem que se uma mulher aceita se casar com um homem, ele deveria agradecer diariamente a Deus por isso. Segundo os cabalistas a mulher está mais perto de Deus do que os homens e ela é uma espécie de caminho a seguir. Ofendê-la ou fazê-la chorar para eles é uma espécie de afronta a Deus.
E, talvez por isso, músicas, textos e obras de arte feitas por mulheres incomodem tanto.
“Do amor ao ódio há um passo”
Suely Pavan Zanella
Psicóloga CRP 06/10220
Carlos Zanella, Daniela Datner Hoenen e outras 9 pessoas