O QUE É PSICOTERAPIA?
Suely Pavan Zanella
Acredito que uma excelente maneira de começar a publicar artigos neste site seja a de explicar ao leitor o que é psicoterapia.
Então começarei pela definição de Wolberg (1967) que diz que a psicoterapia é uma forma de tratamento, por meios psicológicos, de problemas de natureza emocional, realizada por profissionais especializados (psicólogos ou médicos psiquiatras).
Portanto, quando buscamos um psicoterapeuta queremos a cura para nossos males psíquicos através de um processo, sim a psicoterapia é um processo, psicoterápico.
A psicoterapia sempre visa a nossa saúde mental. Quando buscamos um psicoterapeuta isto significa que queremos e precisamos de ajuda profissional.
Um psicólogo estudo no mínimo cinco anos para tornar-se psicoterapeuta. Um médico após cursar a faculdade de medicina faz uma especialização em psiquiatria. A diferença entre estes dois profissionais é que o primeiro não se utiliza de remédios em seus tratamentos e o segundo por ser médico, sim.
Cabe, como psicóloga, esclarecer à população que nem todas as pessoas que hoje se autointitulam psicoterapeutas o são de fato. Portanto, é um direito do cliente (paciente) exigir do seu psicoterapeuta a carteira do C.R.P.(Conselho Regional de Psicologia) ou do C.R.M. ( Conselho Regional de Medicina). Esta é a garantia que o cliente (paciente) tem de que está de fato fazendo psicoterapia com um profissional especializado.
Como escrevi antes, a psicoterapia é um processo. Não é mágica. Ninguém muda ou melhora do dia para noite. Este processo se dá através da relação entre o cliente (paciente) e seu psicoterapeuta através das sessões que podem ser diárias, semanais ou quinzenais.
A periodicidade das sessões irá depender da linha adotada pelo psicoterapeuta. As linhas se referem ao conjunto de métodos e teorias adotados pelos psicoterapeutas.
Por exemplo, após cursar os cinco anos de graduação em psicologia o profissional poderá escolher especializar-se:
- Psicanálise (cinco anos de especialização);
- Psicodrama (dois anos de meio de especialização;
- E outras linhas devidamente autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia e o MEC.
É importante que você conheça estes meandros para poder escolher um bom profissional.
Quando vamos a um psicoterapeuta estamos revelando detalhes de nossa vida, e buscamos uma melhora, então nada mais justo do que receber informação adequada e baseada nas leis que regem as profissões autorizadas de psicoterapeuta (psicólogos e médicos psiquiatras). Veja mais sobre leis nos conselhos destes profissionais.
Se tivéssemos uma úlcera, por exemplo, que necessitasse de uma cirurgia emergencial não nos absteríamos de saber tudo sobre o médico que nos operaria. Nossa saúde mental precisa receber os mesmos cuidados.
Espero que este texto possa ajudá-lo (a) e principalmente esclarecê-lo (a) sobre o que é psicoterapia.
Até breve!