On Line ou Presencial?

27/04/2022 18:38

ON LINE OU PRESENCIAL?

O número de mortos e de casos da Covid19 está baixando em nosso país. A vacina também é uma realidade, e nosso povo é um povo que se vacina! Ainda bem!

Com isso as atividades presenciais estão voltando pouco a pouco. Voltaram os shows, as aulas, e até o Carnaval.

O on-line foi importante em nossas vidas e acredito que algumas atividades, como por exemplo, fazer compras de produtos de limpeza no supermercado ficarão para sempre (seja lá o que o “sempre” simbolize).  

As empresas também descobriram que algumas atividades podem ser feitas em casa por seus funcionários, principalmente quando esses são de outros países e trabalham na área de informática.

Na medicina, muitos de nós, fez consultas on-line durante a pandemia. E claro, que nem sempre isso foi satisfatório, pois faltou o contato presencial do médico e a realização de exames.

Mas, agora médicos voltaram a atender normalmente em seus consultórios e diferentes exames estão sendo realizados.

Claro, que uma parte da população se acomodou no on-line. E outra se cansou das palestras e cursos vistos pela telinha.

O ser humano é por essência relacional. E são as relações cara a cara e de forma inteira que nos permitem crescer de forma saudável. É bom ir a restaurantes, viajar e passear. É bom também poder perguntar presencialmente a um professor nossas dúvidas. Ir ao cabelereiro etc. e tal.

Mas, e com os psicólogos?

Recentemente li uma pesquisa destinada a psicólogos sobre o atendimento on-line.

Diferentemente de outros profissionais como médicos, advogados, engenheiros...me chamou a atenção que a maioria dos psicólogos preferiria continuar no atendimento on-line. Os motivos, então, me chamaram mais atenção ainda.

A maioria dos pesquisados se referiu apenas à sua própria comodidade. Por exemplo: Posso atender de casa; Não tenho que me locomover; É mais econômico...

Ninguém, e quando digo ninguém, é ninguém mesmo que respondeu a esta pesquisa mencionou os pacientes, o método e teorias que segue dentre outras questões importantes no escopo da Psicologia.

A Psicologia é relacional, e claro implica, na inteireza de duas pessoas que se veem por inteiro e não apenas uma cabeça que se move na tela. Pessoas não são robôs e psicólogos idem.

Além de dois fatores importantes:

  1. Em determinados pacientes com dificuldades relacionais claras há uma tendencia em se acostumar com o on-line, por ser mais fácil e cômodo. Ir até o consultório, encarar seus problemas, mobilizar-se exige um esforço necessário para a melhoria. Sem contar os inúmeros problemas da Internet que de repente para dependendo da conexão que se usa. Quando as pessoas insistirem no on-line sempre lembro da maior especialista em comunicação não verbal do mundo, a Flora Davis, que dizia que comunicação de fato só existe no contexto do que chamarei aqui de corpo total. Já que não é só a boca que fala, mas também o corpo e todas as suas nuances.

Na faculdade de Psicologia uma das coisas mais importantes que aprendemos é justamente ler esta dicotomia entre o corpo e a fala. Como fazer isso só atendendo on-line?

Além do mais nem todas as metodologias são tão racionais a ponto de se esquecerem do corpo, e priorizarem a fala.

  1. Nem todos os casos também, mesmo nos tempos de pandemia, podem ser atendidos através do recurso on-line. Casos graves, por exemplo, segundo o próprio Conselho Federal de Psicologia, necessitam de acompanhamento multidisciplinar.

O C.F.P.também, foi muito claro, quanto à necessidade de cadastramento dos psicólogos, habilitando-os para o atendimento on-line.

Infelizmente, pela pesquisa que fiz para escrever este texto muitos psicólogos, banalizaram as normativas quanto ao atendimento on-line. Cansei de ler nas redes sociais pessoas pedindo ajuda, pois estavam à beira do suicídio sendo “atendidas” com frases de autoajuda e religiosas nos comentários. Raros foram os encaminhamentos corretos feitos por aqueles que se diziam psicólogos e que faziam parte de grupos destinados ao atendimento on-line.    

Portanto, o atendimento on-line virou uma espécie de panaceia aque atende todo e qualquer tipo de caso, na maioria das vezes gratuitamente feito em sua maioria por gente recém formada.

Cabe lembrar que o psicólogo não é onipotente. Muitos casos precisam de atendimento psiquiátrico, como os depressivos, por exemplo. Não dá para sair, portanto, atirando para todos os lados na ânsia de conseguir pacientes a qualquer custo. Lidamos com pessoas sofrendo. Nossa experiência advém de atendimentos corretos baseados em uma linha de atuação; supervisão constante; cursos de atualização e a própria psicoterapia.

Sem contar os atendimentos feitos em até 30 minutos. Reclamação constante por parte dos pacientes.

Particularmente, prefiro o atendimento presencial. Gosto da interatividade com quem atendo, e salvo casos em que pacientes tenham necessidade de mudança de estado ou país, prefiro sempre a presença deles em meu consultório. E claro, no auge da pandemia atendi desta forma, mas não vejo necessidade de continuar on-line. A vida é muito espetacular para caber numa telinha.

 

Para concluir, seguem alguns links importante e de utilidade pública quanto ao atendimento on-line. Se você pretende fazer esta forma de psicoterapia recomendo que fique atendo(a).  

CFP simplifica cadastro de profissionais na plataforma e-Psi - CFP | CFP

Cadastramento para atendimento online - CFP | CFP

Cadastro e-Psi - Psicólogas(os) cadastradas(os) para Atendimento on-line (cfp.org.br)

Resolução-Comentada-Documento-Final.pdf (cfp.org.br)

Notícia Quais as orientações para prestação de serviços psicológicos on-line? (crpsp.org)

 

Suely Pavan Zanella

CRP 06/10220 - Psicóloga