Coaching

Perguntas Freqüentes

  1. O que é coaching?

Coaching é uma ferramenta importante de desenvolvimento profissional. Depois de uma ampla pesquisa através da literatura internacional adota a definição francesa:

O coaching, na esfera organizacional ,é o trabalho realizado por um coach com seu cliente (le coaché), durante um número limitado de sessões cara a cara, para o desenvolvimento de atitudes profissionais e gerenciais  que não pertencem a uma competência (habilidade) técnica propriamente dita. Durante estas sessões, o coach irá apelar para uma gama de métodos, ferramentas e técnicas para permitir que o cliente (coaché) supere um problema, se adapte a uma situação de trabalho específica e, finalmente, desenvolva o seu desempenho e autonomia.

Maîtriser le coaching - Jean-Yves Arrivé,Isabelle Frings-Juton

O coaching também pode ser utilizado por atores para o desenvolvimento de personagens verdadeiros (contato com emoções e sentimentos que dão o “tom” espontâneo) para atuações em teatro, cinema e televisão.

  1. Qual é a diferença de um processo de coaching para um treinamento?

Embora a palavra “coach” signifique técnico ou treinador, a sua utilização é bastante diferente. Normalmente as pessoas buscam um “coach” quando:

  • Querem orientações sob medida para o seu desenvolvimento profissional e/ou carreira.
  • Buscam desenvolver competências específicas para o desempenho de seu papel profissional, tais como: liderança, comunicação, criatividade, negociação.
  • Querem lidar com aspectos de sua personalidade que atrapalham o seu desempenho profissional, tais como: timidez; dificuldade em falar em público; impasses nos relacionamentos interpessoais dentro do contexto empresarial.
  • E/outras demandas específicas.

Portanto, o processo de coaching em nada se compara com treinamentos de desenvolvimento gerencial, comunicação e/outros. É feito sob medida e de acordo com as demandas de cada cliente.

 

  1. Ferramenta é igual a metodologia?

Não. O coaching é uma ferramenta de desenvolvimento profissional que obrigatoriamente deverá se apoiar numa metodologia (conjunto de teoria e técnicas) científica consagrada. Adotamos o psicodrama, mais especificamente o Role Playing, para conduzir os processos de coaching junto a nossos clientes. Cabe ressaltar que a metodologia psicodramática é reconhecida mundialmente, e é orientada para a ação. Portanto, o coaching com role playing se baseia na prática e não apenas em “lições” de como o cliente deve ou não se comportar.  Quando necessário inclusive, acompanhamento “in loco” para poder lidar de forma correta com as demandas do cliente.  O Role Playing garante que o cliente não se robotize/mecanize e desta forma tenha plenos poderes sobre a sua potencia profissional. Nossa intenção é sempre desenvolver genuínos papel profissionais e jamais falsos ou teatrais.

  1. Quando a empresa paga o processo de coaching quem é o cliente?

Tal como o contexto psicoterápico o cliente nem sempre é o pagador, e é fundamental que o “coach” não confunda estes papéis e preserve a relação de confidencialidade existente com seu cliente. Em alguns casos podemos orientar a empresa-pagante quanto a novas formas (potenciais e criativas) para lidar com o desenvolvimento profissional de cliente do processo de coaching, porém sem ferir a relação do coach com seu cliente.

  1. O processo de coaching é sempre individual?

Trabalhamos desde 1994 com processos de coaching bipessoal (somente o “coach” com seu cliente) que à época chamavam-se assessoria individual do papel profissional, já que nem existia o nome “coaching” na literatura brasileira.

As sessões individuais são mais produtivas e focadas nas demandas reais do cliente.

  1. Quanto tempo dura uma sessão de coaching individual?

Cada sessão de coach dura 50 minutos. As sessões poderão ser semanais ou quinzenais, dependendo do caso e do que foi combinado previamente com o cliente.

  1. O processo de coaching bipessoal dura quanto tempo? 

Teoricamente poderá durar de uma (raro acontecer) a 24 sessões (6 meses), e o dobro do tempo para sessões quinzenais, desde que se mantenha a frequencia. Poderá ser recontratado após este tempo, já que é um processo sob medida e cada cliente tem uma demanda e forma de atingi-la diferenciada. Após o processo de coaching são também realizadas sessões mensais de manutenção. 

  1. Como faço para marcar uma sessão?

Você poderá agendar uma sessão através do e-mail: suely@pavandesenvolvimento.com.br ou ligar para (11) 3477 7211 

  1. Locais de atendimento:

-Chácara Flora ( São Paulo). Para marcar consulta acesse contato ou mande uma e-mail para: suely@pavandesenvolvimento.com.br

- Dentro da própria empresa, desde que a mesma tenha local apropriado e sigiloso para tal. 

 

Contato

PsicologaSuely
Rua José de Carvalho, 226 - Chácara Santo Antonio- São Paulo

Facebook: https://www.facebook.com/psicologasuely/

(55 11) 3477 7211
(5511) 9 7635 8679

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!